Imagem capa - https://revista.icasei.com.br/cabelo-de-noiva/ por alexandre bozo

https://revista.icasei.com.br/cabelo-de-noiva/

Cabelo de noiva | Primeiros passos para não errar no penteado


O sonho de que o look esteja perfeito para o Grande Dia inclui vestido, maquiagem e penteado de tirarem o fôlego. Quando o assunto é cabelo de noiva, é importante tomar alguns cuidados para que os fios aguentem a festa inteira e ainda respeitem seu gosto pessoal.

Características como horário e ambiente da celebração podem ajudar a escolher arranjos e grinaldas. Peças com flores naturais caem bem durante o dia. Coroas em metal, com pedras, combinam mais com eventos noturnos. Mas, de acordo com o método desenvolvido pelo Philip Hallawell, a emoção mais marcante na sua personalidade pode também influenciar na decisão.

Veja também: Top penteados para noivas negras arrasarem no altar


Cabelo de noiva: dicas para escolher o penteado

Conhecer o próprio estilo e reforçá-lo no dia do casamento é a recomendação de Simone Holanda, proprietária e visagista do Studio Bride. “Oriento às noivas para que façam escolhas voltadas para a sua essência. Por exemplo, mulheres com cabelo afro podem manter o penteado de forma mais natural possível, se essa for a identidade dela.”

Sentir-se bem e refletir quem a noiva é são as recomendações do também visagista Lucio Matias, proprietário da rede de beleza que leva o seu nome. “Pensar no penteado de acordo com a imagem a ser transmitida nesse dia é tão importante quanto outras escolhas para o casamento. Condiz com o reforço da essência da noiva.”


Tipos de penteados soltos

De forma geral, Simone não recomenda cabelo de noiva solto em sua maioria. “Pode não demonstrar compromisso com a ocasião e não manter-se bonito ao longo do evento. Para isso, a noiva vai precisar de um profissional que a acompanhe para, então, fazer ajustes nos fios.

Entretanto, Lucio acredita que deixar o cabelo solto condiz com a opção por naturalidade. “Sou super a favor. Normalmente se faz um babyliss e a futura esposa, inclusive, não usa nenhum acessório. Ficam apenas os cachos ou ondas, à la Victória Secrets.”

Para que o efeito do cabelo solto seja positivo, o profissional recomenda cuidar dos fios antes do Grande Dia. “Combina muito bem com casamentos casuais, mas é necessário muita nutrição e hidratação. Assim, o cabelo ficará com brilho e balanço.”

Tendência para cabelo de noiva

Os modelos semi presos estão em alta, segundo Lucio. “Penteados nesse estilo dão mais liberdade para transmitir o que a noiva deseja naquele momento.” Além disso, não é necessário ter os fios tão longos, outra preocupação das noivas durante a jornada do casamento.

Porém, quanto maior o fio, mais possibilidades de penteados. “O comprimento ajuda no volume e nas opções de looks. Entretanto, para a primeira característica, há enchimentos que cumprem muito bem o papel”, comenta Lucio.

O profissional lembra também das opções para o cabelo de noiva curto. “Comprimentos um pouco mais longos do que o modelo atual da atriz Deborah Secco ficam muito bonitos quando combinados com acessórios. As garras, por exemplo, podem ser colocadas nas laterais da cabeça.”

Veja também:  Penteados com trança | Como escolher, cuidados e inspirações

Outra atitude que costuma ser tomada pelas noivas de cabelo escuro é clarear os fios (ou parte deles). Os profissionais de beleza as chamam de morenas iluminadas. “O jogo de luz e sombra mostra mais do desenho do penteado. Mas não é uma regra”, diz Simone.

Lucio chama atenção para os cuidados com os fios, que podem pesar no orçamento da noiva caso ela não tenha se preparado para isso. “Acho bacana seguir o estilo a partir do momento que tem como mantê-los saudáveis. Se escolher pelas luzes, aconselho fazer com, no máximo, 30 dias de antecedência à data do casamento. É o tempo da cor atingir a tonalidade mais bonita.”


Acessórios para cabelo de noiva

As características do evento podem ajudar a futura esposa escolher entre os tantos modelos de véu e grinalda. “Quando a noiva chega a nós com antecedência, consigo ajudá-la a entender o que quer para o dia, entre arranjos junto ao penteado”, explica Simone.

“Eventos tradicionais pedem por penteados contidos e sofisticados. Coroa de flores e arranjos naturais não caem bem de noite, por exemplo”, completa a visagista.

Praia e sítio são ambientes que pedem naturalidade para Lucio. “Mar e campo são locais em que os arranjos naturais, como flores, ficam muito bonitos. Dão leveza e combinam com o clima da celebração.”


Veja também: 20 modelos de penteados para casamento civil

Uma das principais preocupações para o cabelo de noiva com véu é se o acessório foi bem colocado na cabeça da futura esposa. “Escolher um penteado sem estrutura para segurá-lo é um problema. Fui em um casamento certa vez que o peso do adorno não foi sustentado pelos fios. Ao andar, a peça foi ficando pelo caminho”, alerta Lucio.

Para evitar esse tipo de problema, o profissional recomenda fazer o teste do penteado com o véu e grinalda que serão usados no Dia do Sim.


Veja também: TOP 10 penteados para casamento para cabelo cacheado

Antecedência, companhia e outras dicas

Ambos os profissionais recomendam escolher o local da arrumação o quanto antes for possível. “Optar um ambiente tranquilo, por exemplo, ajuda a ter um evento tranquilo. Se a noiva teve um dia agradável e a celebração é de noite, as chances dela se estressar são menores”, afirma Simone.

Tanto Lucio quanto Simone comentam que é comum a noiva estar acompanhada de alguém no dia da prova do penteado. Pode ser a mãe, uma irmã ou amiga muito próxima da futura esposa.

“Uma companhia pode ajudar neste momento, mas tem que ser alguém que ela confie. Recomendo também tomar muito cuidado para que a opinião externa não prevaleça sobre o que ela quer”, comenta a visagista do Studio Bride.

Conheça a sua essência!

Simone segue o método de Philip Hallawell. Aqui, a ideia é entender a cliente como um todo e construir a imagem pessoal da noiva, de forma a refletir suas qualidades. “É um tipo de visagismo que trabalha com quatro emoções, classificadas em melancólica, colérica, fleumática e sanguínea. Cada uma delas tem características que vão interferir no estilo de cabelo de noiva para o Grande Dia.”

Abaixo, a profissional do Studio Bride explica as características de cada emoção e como elas podem impactar na escolha do penteado simples para casamento ou sofisticado.


1. Melancólico

Geralmente, as noivas com esse temperamento gostam mais de ondas e cabelos semi presos. Elas são românticas e optam por expressar esse sentimento. Penteados com tranças costumam agradá-las também.

2. Colérica

Futuras esposas que se encaixam nessa emoção gostam de demonstrar altivez, imponência, poder… Então, são mulheres que preferem cabelo de noiva com coque bola e topetes. Elas demonstram esse temperamento intenso e passional.

3. Fleumática

São noivas que têm temperamento agradável e pacificador. Então, os penteados para esse perfil são os mais clássicos. Preferem, inclusive, não chamar a atenção. Elas sempre trazem alguém para ajudar a decidir.

4. Sanguíneo

Essas são as extrovertidas, comunicativas, festivas, alegres, cheias de energia. Gostam de cabelos mais despojados, nada muito certinho e cheios de pontas. Coques desestruturados são as propostas para elas.

Veja mais inspirações de cabelo de noiva no nosso perfil no Pinterest 


Fonte;https://revista.icasei.com.br/cabelo-de-noiva/