Imagem capa - 3 dicas infalíveis para contratar um fotógrafo de casamento por Alexandre Bozo
Dicas de casamento

3 dicas infalíveis para contratar um fotógrafo de casamento

1) Nunca Contrate o fotografo apenas pelo preço ou por  itens adicionais que ele oferece, isso pode ser uma grande roubada! e não tem volta :(


Infelizmente é cada vez mais comum as noivas, fazerem a escolha do do seu fotografo pelo preço, ou pela quantidade de itens oferecidos, os famosos pacotes, e isso pode ser um erro sem volta! Claro que é importante o valor estar dentro do seu orçamento!

Você já penso quanto custa suas fotografias de casamento??  por quanto você venderia seu álbum?? Essa é um pergunta importante para você se fazer, difícil calcular né? se é que é possível mensurar, seu álbum de casamento, é uma herança de família, e vai ficar para os seus filhos e netos, então escolha um fotografo que seja capaz de contar sua história, de retratar o melhor de vocês e de sua família! 

Mas porque na hora de escolher seu fotografo muitas noivas não usam esse critério?

lembre-se, e a escolha do fotografo é para vida toda, e o investimento está ligado diretamente a qualidade, experiencia, estrutura do profissional, estilo, olhar, então não se iluda, normalmente um profissional com  preço muito atrativo (baixo), ou esta em inicio de carreira e precisa ganhar experiencia, você acha que vale a pena correr esse risco?

Infelizmente é comum, eu receber pedidos de ajuda de noivas desesperadas, que ao receber suas fotos do casamento, percebe que a expectativa é muito diferente da realizada, recebem as fotos escuras, sem foco, sem história. E ficam desesperadas procurando uma solução, mas infelizmente esse é um caminho sem volta, o momento foi captado de maneira desastrosa, e não existe tratamento que resolva, acreditem,  é muito comum receber esse tipo de pedido de ajuda!

Outra armadilha, são os pacotes de casamento, sempre um grande atrativo, e uma grande tentação, mas pense, qual a vantagem de ter inúmeros itens, ex cabine fotográfica, ensaio de vídeo com drone, replicas do álbum , se a chance de você não gostar de nada é enorme, muitas vezes, ou a grande maioria das vezes, os itens adicionais é uma cortina de fumaça, já que as fotos que deveriam ser o norte para contratação, o grande atrativo acaba ficando em segundo plano, os itens adicionais são legais, e ajudam a ter um trabalho incrível, porém, se orçamento estiver apertado, foque na fotografia que você se sinta inserida nela, que emocione, e que retrate o melhor de vocês, seu fotografo precisa estar no mesmo nível de sua festa! e se sobrar uma verba, ai sim, veja quais itens adicionais podem ser  incluídos para melhorar ainda mais o trabalho.





2) Tenha certeza do que está fazendo, para não contratar um fotógrafo de casamento aventureiro.


Infelizmente algumas pessoas pensam que basta comprar uma câmera semi profissional,  e sair por aí fotografando. Tome muito cuidado com os aventureiros. Preços muito baixos, vantagens fora do padrão de mercado, facilidades de visita em casa e shopping e cafés, podem estar camuflando a falta de estrutura do profissional, pense, se tiver um problema, aonde irá encontrar esse profissional?

Vá até o escritório dele, avalie sua estrutura, depoimentos de casais que já trabalharam com esse profissional.

Você em média contrata um fotografo com muita antecedência, já que agenda de um profissional de ponta é muito concorrida, e as vezes requer que ele seja contratado (hum) a dois  anos antes do grande dia, e você precisa ter certeza, que ele é um profissional bem estruturado e estabelecido no mercado, para não ficar na mão.

Dúvidas, terei o maior prazer em esclarecer!

Alexandre Bozo


 











3) COMPARE VALOR, NÃO PREÇO!


Não compare preços dos fotógrafos até ter certeza do que você quer, e que está comparando coisas iguais, comparar somente  preço, é um caminho arriscado e sem volta. 

É importante descobrir o que está incluso no pacote base do fotógrafo, além do valor base para qualquer extras que você possa querer, como uma sessão pré-casamento, fotógrafos extras, réplicas do álbum ou making of, para que você tenha critérios objetivos ao comparar os valores entre dois profissionais de mesmo nível técnico (estilo e olhar).

Descobrir exatamente quantas horas de cobertura estão incluídas na cobertura também é importante para uma comparação de valores mais precisa.

A qualidade do álbum, é outro item fundamental para comparação de preços, já que um álbum de casamento pode variar de R$330 a 3 mil reais.

Após reunir todos esses dados, compare-os e veja o que é mais vantajoso e seguro.

Mas uma dica que acho crucial é: JAMAIS ESCOLHA PRINCIPALMENTE PELO PREÇO MAIS BAIXO. Veja o valor do trabalho! Valor e preço têm significados diferentes quando se trata de arte.

A qualidade do trabalho do fotógrafo e sua empatia e segurança,  com ela são muito mais importantes, confie em mim.